Pular para o conteúdo

Br OS 22.10 é lançado com vários recursos de segurança

Como já é de prache, Outubro chegou ao final, e com isso, veio o lançamento da mais nova versão do sistema operacional Br OS, agora em sua versão 22.10.

Diferente da versão passada, que foi uma LTS, esta é uma versão regular do sistema, com suporte de 6 meses de nossa equipe, e mais 3 meses de suporte da Canonical, totalizando 9 meses, versões regulares possuem um desenvolvimento mais acelerado, pacotes mais novos vem instalados, então, se você precisa de um período maior de suporte, recomendo que instale a versão 22.04 presente em nossa página de download.

Essa versão vem com kernel 5.19, KDE Framework 5.98, Plasma 5.25 e KDE Gear 22.08, além da suíte de escritório OnlyOffice Desktop Editors 7.2.1 e todo o time de ferramentas de criação de conteúdo de costume.

SEGURANÇA:

Devido o clima de instabilidade política e jurídica que se instalou no Brasil e que só tende a piorar, reforçamos a segurança do sistema e trouxemos mais ferramentas de anonimato, na parte de criptografia, além do Cryptomator, utilizado para criptografar arquivos para enviar para a nuvem, agora o Br OS também conta com o Veracrypt, programa profissional de encriptação, que pode ser usado para a criação de contêineres criptografados ou criptografar partições e discos inteiros, vale lembrar que o Veracrypt é um dos forks do antigo Truecrypt, até hoje nenhum serviço de segurança ou agência de inteligência do mundo conseguiu quebrar a criptografia do Truecrypt ou de qualquer de seus forks, incluindo o Veracrypt.

Na parte da navegação na Internet, além do costumeiro Mozilla Firefox, o Br OS 22.10 traz o navegador LibreWolf, um fork do Firefox baseado em privacidade, e para quem precisa de anonimato total temos também o Tor Browser, que não veio na versão passada devido a um problema no Tor Browser Launcher, problema esse que foi sanado a tempo de vir na nova versão do sistema.

Como de costume, o sistema vem com a Windscripe VPN pré-instalada, o software ainda é em modo texto, mas estamos trabalhando junto a equipe Windscribe em um cliente em modo gráfico idêntico ao software para o sistema das janelas.

DESIGN:

Uma grande melhoria de design implementada é que agora os designs do sistema funcionam exatamente como devem funcionar, além de aumentarmos a quantidade de imagens brasileiras entre os papéis de parede.

CORREÇÃO DE BUGS:

Além das correções de segurança, foi corrigido um erro do Live-CD que fazia ele demorar para desligar, e agora o Boot do Live-CD é em modo gráfico, nada daquele monte de letras subindo, porém, você ainda pode acessar essa tela apertando ESC em seu teclado durante o Boot.

Como percebe, essa é uma versão regular, seu objetivo é basicamente fazer correções de segurança, melhorar a estabilidade, trazer mais recursos de segurança e anonimato, além de dar mais uma polida no visual, a final, o design é importante para a produtividade.

1 comentário em “Br OS 22.10 é lançado com vários recursos de segurança”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *