Pular para o conteúdo

Br OS lança versão 23.04 com Inteligência Artificial no Desktop

Aplicativo do ChatGPT agora vem por padrão ao lado do Menu de início, existem planos futuros para uma inteligência Artificial própria.

Chegou o mês de maio e, como já era esperado, saiu a nova versão do Br OS. Essa é a versão 23.04, marcando o terceiro aniversário da distro.

Ao longo dos anos, o sistema amadureceu muito: ficou mais leve, mais rápido e ganhou muitas funcionalidades. Tudo isso sem perder a simplicidade e facilidade de uso. O foco do sistema continua o mesmo: ter um sistema operacional pronto para uso desde o momento da instalação, para que o usuário possa criar conteúdo para a internet. Para isso, o Br OS conta com ferramentas de edição de áudio, imagem e vídeo, além de ferramentas de segurança e ocultação de rastros, possibilitando a criação e publicação de conteúdo mesmo em países com governos autoritários.

Uma novidade que salta aos olhos nesta versão é a integração do ChatGPT diretamente na área de trabalho. Ele pode ser acessado diretamente no ícone ao lado do menu de início. Para isso, basta clicar no ícone e fazer login com sua conta da OpenAI ou criar uma conta nova.

Vale ressaltar que o ChatGPT, apesar de se encontrar na área de trabalho, não tem nenhum poder sobre seu computador. Ele roda isolado dentro do aplicativo. Isso foi feito propositalmente para impedir que o ChatGPT tenha acesso aos dados do computador. Assim, os únicos dados que o ChatGPT poderá coletar se limitam a aquilo que você digitar dentro dele.

PLANOS PARA O FUTURO:

O Br OS já possui uma inteligência artificial própria. Ela se chama Trícia e vem sendo treinada constantemente. Até o momento, vem apresentando resultados superiores ao Vicuna e ao Bard. E, por ser do tipo “censura zero”, consegue fazer com 19 bilhões de parâmetros aquilo que muitas vezes o GPT-4 não consegue fazer com 514Bi. Isso porque mais da metade dos parâmetros do GPT-4 aparentam ser amarras desnecessárias. Tricia já é funcional, mas consome uma quantidade gigantesca de recursos, sendo, pelo menos por enquanto, impossível instalá-la localmente em um desktop mediano e muito caro para mantê-la em um servidor em nuvem. Por esse motivo, a equipe optou temporariamente pelo uso do ChatGPT.

Esta versão vem com kernel 6.2, KDE Plasma 5.27.4 e QT 5.15.8 e pode ser baixada AQUI, ou clicando em downloads, no menu superior.

14 comentários em “Br OS lança versão 23.04 com Inteligência Artificial no Desktop”

  1. Pingback: New Release of Br OS Includes ChatGPT Integration » Linux Magazine | netbalaban news

  2. Pingback: Br OS 23.04 lançado com integração do ChatGPT, e mais

  3. Pingback: Br OS 23.04 é um sistema operacional brasileiro integrado ao ChatGPT – Blog do Linux

  4. boa noite, como saber se chatgpt ou outra ia(de imagens e etc) pegam dados(por telemetria) ou de outra forma da pessoa ?
    nao tenho 100% de confiança de instalar ia’s em geral com medo disso.
    eles captam dados da pessoa ? e como fazer que nao captem dados ? obg !

    1. A Trícia roda localmente, e portanto qualquer dado que ela venha a coletar continua apenas no computador local, não sendo enviado para lugar nenhum, o ChatGPT foi implementado dentro de uma plasmoid e roda em sandbox, não tendo nenhum acesso a seu computador, de forma que só é coletado aquilo que você digitar dentro do chat, de qualquer forma, para desativar o ChatGPT é só se deslogar de sua conta OpenAI, caso queira fazer uma remoção permanente, pode clicar com o botão direito, ir em editar area acoplável, clicar com o botão direito no plasmoid do chatgpt e mandar remover.

  5. Seria interessante, assim que der, liberar uma versão alternativa com a Trícia embutida para quem tem um hardware mais pesado ou um uma versão servidor para quem, como eu, tem um computador como servidor local na minha rede interna. Seria muito legal ver como seria um OS totalmente integrado com uma IA e que novos recursos ele poderia ter.

  6. Estou baixando, vou rodar numa VM e experimentar, mas acho que vai ser minha proxima distro nativa.
    Ansioso para disponibilizarem uma versão de testes (mesmo para PCS mais parrudos) com a tricia nativa!
    Abs.

  7. Pingback: Lanzamientos de mayo 2023: Dragora, Br OS, Alpine y más | Ubunlog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *